O futuro das profissões

Padrão

É um erro avaliar um bom profissional, em qualquer área, apenas pelo conhecimento técnico.

Daqui pra frente a tecnologia se encarregará de suprir essa parte. Profissões exclusivamente técnicas diminuirão na proporção em que o conhecimento, cada vez mais, será armazenado em servidores.

Programas sobre leis analisarão caso a caso e rapidamente correlacionarão jurisprudências, consultarão a constituição, os prazos, os recursos e relativizarão o papel do advogado. O advogado do futuro deverá desenvolver a habilidade de tratar com as pessoas.

Na medicina o nível de acerto em diagnósticos (e tratamentos) aumentará quando uma maquina for capaz de exames com baixíssimo percentual de erro. E elas já estão aparecendo. O médico do futuro deverá ser menos despachante de remédios, aprender a olhar nos olhos e ser mais humano.

Aviões voarão sem pilotos, carros sem motoristas, profissões como jornalistas terão sua importância modificada na proporção em que a tecnologia continuará conectando pessoas e distribuindo informação sem necessidade de intermediários. Se os jornalistas quiserem manter-se relevantes deverão aprender a comunicar-se além das técnicas, conscientes de que tratam sobre dilemas humanos.

O que as máquinas ainda não fazem é substituir o contato entre as pessoas.

Estamos chegando rapidamente em um tempo onde a técnica não basta. Empresas, escolas e universidades que não ajudarem profissionais a lidarem com emoções e enxergarem as pessoas, estão a caminho do fim.

As profissões do futuro não irão desconsiderar o aspecto técnico, mas, igualmente, deverão valorizar as habilidades humanas, sem as quais, as máquinas serão absolutas.

Um comentário sobre “O futuro das profissões

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s