Sou cético. Mas ainda há uma esperança.

Padrão

Sou cético. Não creio em salvadores da pátria, nem em um país justo. Vejo as eleições como o debate de utopias, que talvez anime o povo por um tempo, mas depois tenderá a reposicionar as estruturas mais ou menos onde sempre estiveram.

Sou cético em relação a esperança de que estamos criando uma nova era de amor, de virtudes, de espiritualidade desenvolvida. Vejo mudança de linguagem, não de essência. Multidões afluindo em direção aos gurus e suas promessas de vida melhor. Em todos os cantos pessoas mais distraídas, egoístas, fechadas em seus discursos politicamente corretos.

Meu ceticismo é fruto de racionalidade, não de paixões. Não tenho esperança nos movimentos de massa e confesso minha incredulidade em instituições de maneira geral.

No entanto, a mesma racionalidade que me leva ao ceticismo das massas, promove esperanças em relação aos indivíduos. Talvez seja contraditório, mas é ai que moram minhas poucas esperanças.

Creio nos pequemos movimentos individuais e cotidianos desencadeando uma sucessão de respostas imperceptíveis para as lentes da história e, por isso mesmo, incapazes de serem apreendidas e ostentadas como “troféus”.

Grandes projetos tendem a virar um fim em si mesmo e acabam servindo para enriquecer e/ou alimentar vaidades. Pequenos movimentos são singelos, ficam fora dos holofotes, longe do poder das manipulações.

Não creio em grandes projetos, mas em pequenos gestos, gentilezas, atitudes solidárias no trânsito, no trabalho, nas relações de maneira geral. 

Se cada um fizer um pouquinho, quem sabe, adiante, haverá alguma esperança?

 

Um comentário sobre “Sou cético. Mas ainda há uma esperança.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s