Não quero existir

Padrão

“Me sinto culpada, ingrata talvez, por às vezes não querer existir. Uma vontade de parar tudo e voltar pra um lugar que não sei onde é… voltar pra onde vim ou simplesmente deixar de ser… se é que isso é possível. Você também não se sente cansado de vez em quando?”

– Sim, muitas vezes. Então me lembro que a existência é mental. A mente existe, se cansa, deixa de existir.
Não creio que essa seja toda história. Acho que nós “somos” e não simplesmente “existimos”.
Ser vida é uma condição e não necessariamente uma existência, pois tudo o que existe um dia deixará de existir. O que existe é o ego, mas o ego não é.
Com frequência nos cansamos da mente, nos cansamos dos pensamentos,cansamos de sustentar a persona que nem sempre se encaixa com nosso íntimo, sentimos saudade de casa, a casa que somos.
Lembre-se: O que cansa de existir é sua mente. São seu pensamentos é a crença que alimenta a seu respeito que tantas vezes entre em conflitos.
A boa notícia é que você não se limita ao personagem, você é, e isso está além de nossas compreensões mentais. A mente se cansa, é natural, mas não acredite nos pensamentos, nem fique neles. Lembre-se de quem é e o descanso virá com naturalidade.
A consciência que se renova como uma noite de sono depois de um dia atribulado.
Um banho depois de praticar exercício.
Um abraço na noite em que estamos sozinhos.
Fique bem.

6 comentários sobre “Não quero existir

  1. Vera Ione

    Me identifico com a pergunta. A resposta não ajudou muito… Mas vamos levando, aprendendo um pouco mais a cada dia… A meditação ajuda.. ria! Mas tenho dificuldade, pego no sono em QUALQUER posição. E mesmo assim me sinto progredindo na compreensão da vida. Pessoas como vcs (quem pergunta e quem responde) ajudam na caminhada. Grata. Fraterno abraço.

  2. Mp

    … eu sou uma tola! Vivo acreditando nos meus pensamentos, e, comprando tudo o que ele diz, pois acho que eles sou eu … preciso mesmo de descanso… muito descanso.
    Obrigada!
    Mp

  3. João Neto

    Bom dia caro Flávio!

    Estou adorando suas mensagens e reflexões, que são maravilhosas. Realmente um espetáculo. Muito bom.

    João Neto

  4. Mp

    Vera, você é uma grande meditadora, o resultado da meditação é esse, o descansar a mente… e você quer descanso melhor do que apagar …dormir naturalmente sem perceber….
    Eu sempre tive dificuldade de meditar, ficar em posições … voltada para o nascer do sol … no HORÁRIO do nascer do sol e mil e outras ” maravilhas” mas isso não tinha nada a ver comigo, quando uma pessoa maravilhosa que não lembro quem foi, apareceu na TV dizendo “meditar é deixar os pensamentos virem… fluírem… ir embora sem que interfiramos neles, isto é a verdadeira meditação… e vem cá, isso é maravilhoso porque dá para meditar a qualquer hora, qualquer lugar …
    abraços
    como diz o Flávio:
    – fiquemos bem!
    Mp

  5. Maria José

    Boa noite a todos!

    Flavio, as vezes esse “não quero existir” passa por meu pensamento, principalmente quando estou observando as pessoas na rua, MUITA GENTE MESMO, pra lá e pra cá, apressadas e não consigo encontrar a resposta para aquela velha pergunta: o que estamos fazendo aqui? É muito inquietante essa pergunta. Mesmo que alguns acreditem que é para aprender a amar…mas, continua o para quê…enfim….

    MP, também desisti de tentar os vários métodos de meditação e quando li o que Krishnamurti disse sobre meditar, foi mais ou menos o que você falou…meditar é observar o que a mente faz, sem controlá-la, sem forçar nada, percebendo como ela vagueia, observar como se estivesse à margem de um rio, olhando a água passar e vendo tudo que está sendo levado. O Flavio também falou outra coisa legal, que é contemplar a natureza, eu gostei disso, parar e contemplar os pássaros, as nuvens, a chuva, uma árvore…a gente consegue sentir uma paz, uma tranquilidade, uma felicidade inexplicável…

    Abraços…caminhemos…

    Maria José 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s