A queda

Padrão

Trecho de um post publicado no dia 6 de Março aqui no blog:

“Nossa lógica nos leva por caminhos incríveis até chegar o momento em que seremos obrigados a concluir que a partir de certas fronteiras é preciso abrir-se ao mistério que não cabe em minha racionalidade.

O universo inteiro me aponta para isso. É assim quando olho o céu, quando penso no infinito, quando tento entender o que faz com que um corpo humano sonhe, componha músicas, encontre beleza, faça poesia, ame. O que está além do nosso parco conhecimento biológico, das complexas conexões neurais, da mente coletiva, da consciência humana? O que nos torna tão ambivalentes, ansiosos pela eternidade, temerosos pela morte, vivendo em busca de um sinal que indique não estarmos sozinhos?

Nossas angústias produziram filosofias e religiões e seguimos confortavelmente por elas até dobrarmos a esquina e constatarmos que não há mais chão.Caímos.

Na queda não temos controle, deixou de ser seguro, a perspectiva mudou, as coisas perderam o sentido. Você tenta abrir o paraquedas da mente, mas ele não funciona mais. E as crenças? E os ensinamentos? E as regras? A moral? A fé?
Agora você pode espernear ou relaxar. Pode se debater inutilmente enquanto cai ou aproveitar a viagem. É ai que tudo acontece.”

2 comentários sobre “A queda

  1. Arnaldo

    Fantástico Flávio! Sei bem o que quer dizer… Apesar de ainda estar esperneando, rs… mas noto que a cada dia estou ficando mais relaxado, e como um mestre zen disse: devemos aprender a arte do não fazer nada, apesar de estar fazendo sempre alguma coisa, rs…

    Obrigado pelos seus insight. Sem dúvida servem como um farol em nossa navegação em mares tempestuosos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s