A educação e a criatividade.

Padrão

Recentemente escrevi aqui no blog sobre criatividade. Acredito que tudo começa em nossa capacidade de enxergar, ver nos detalhes do dia a dia elementos que inspirem e deem asas a imaginação.

Para mim as crianças ainda são o maior exemplo de como devemos ver, sem travas, sem medo de errar.

Já faz algum tempo que venho insistido que, infelizmente, todo o sistema (educacional, economico, religioso, filosofico) atual é montado para nos roubar isso. A idéia é transformar pequenos seres criativos e naturalmente questionadores, em adultos programados para consumir e , se possível, não questionar. Olhe para os lados, veja a si mesmo e constate que é assim.

Por isso compartilho aqui a palestra do educador Ken Robinson que, entre outras coisas, alerta que nossas escolas não estão prontas para lidar e desenvolver a criatividade humana. Pelo contrário, em geral são instrumentos de pasteurização mental, moldando nossa liberdade de criação em um padrão que atenda as necessidades de um mercado de trabalho cada vez mais fechado em si mesmo. Nele, o erro é inaceitavel.

“Eu acredito que nossa única esperança para o futuro é adotar uma nova concepção de “ecologia humana”, na qual comecemos a reconstituir nossa concepção das riquezas da capacidade humana”, diz Ken nessa palestra que anexo em seguida para você ver.

Pense, reflita e chegue as próprias conclusões:

Parte 1

Parte 2

5 comentários sobre “A educação e a criatividade.

  1. Ariane

    Caro Flavio,

    Grata por compartilhar tantas reflexões produtivas.
    Tenho estudado uma ciência denominada “Antroposofia” cujo ramo de conhecimento que tange a pedagogia possui uma alternativa ao nosso anticriativo sistema educacional: a pedagogia Waldorf.
    Resumidamente, ela consiste em observar intimamente o “ser criança” e proporcionar condições ao desenvolvimento infantil. Neste sistema não há imposição de conteúdos teóricos dissociados da individualidade da pessoa em formação. O objetivo da metodologia é a promoção da autoconsciência com consequente maturidade para uma vida adulta saudável e equilibrada.

    Me parece bem coerente enquanto me aprofundo no tema.
    Uma sugestão de leitura é “A PEDAGOGIA WALDORF – Caminho para um ensino mais humano” de Rudolf Lanz (Ed Antroposófica).

    Carinhoso abraço,

    Ariane

  2. Nayana

    Olá Flávio,
    Adorei os videos!! Estou totalmente de acordo com eles!! Sou Pedagoga e minha monografia foi sobre a funçao da Educaçao Infantil na visao de profs na atualidade. O que tem a ver? É que hoje em dia os profs estao tao preocupados em cumprir com o programas de conteúdos para a “cabeça” que se esquecem do corpo. E a principal funçao da educaçao infantil é a de cuidar e educar. Hoje pode existir um pouco de cuidado no infantil, mas quando as crianças chegam ao fundamental, toda a pedagogia se acaba, o cuidado também. Sei de uma história que a prof (edu. infantil) “matou a criatividade da aluna… Vou compartilha-la contigo: ” após dar uma aula sobre o corpo humano, em espacial o sistema sanguineo (assim, bem por cima), a prof pediu aos alunos que desenhassem um corpo e o sistema sanguineo. Entao, uma aluna desenhou o corpo e ao redor dele pintou de vermelho… Entao a prof perguntou: o que significa isso? A menina disse: como nós sangramos por todas as partes, eu imagino que seja assim! e imediatamente a prof diz que o desenho está mau e que ela terá que fazer outro”.
    Esse é um exemplo de que a “educaçao pode matar a criatividade”. A educaçao poderia sim mudar de rumo se alguns que estao involucrados nesse assunto nao fossem conrrompidos pelo sistema doentio no qual vivemos, se pensassem criticamente e enxergassem o mundo tal como está; um mundo sem atitude!!
    Obrigado pelos vídeos, um grande abraço,
    Nayana Oliveira.

  3. flaviosiqueira

    Oi Nayana ! E as coisas mudam a partir de pequenas atitudes que partem de gente como você. Continue fazendo a diferença porque essa é sua parte. Quero contar com sua participação mais vezes aqui. Obrigado !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s