Só um desabafo.

Padrão

 

Escrevi esse texto e postei aqui no blog em 2008. Hoje eu estava relendo e, infelizmente, achei que continua atualissimo:

Permita-me um desabafo ?

Acabei de ouvir no rádio a notícia de que o Itaú – que ontem anunciou fusão com o Unibanco- anunciou lucro de janeiro a setembro de 5 bilhões, 900 milhões de reais.

Achou o valor grande ? Talvez os diretores do banco não, já que ele representa queda de 8% em comparação ao mesmo periodo do ano passado.

Ouvi e vim correndo escrever ainda sob impacto que essas informações produzem em mim.

Bancos são necessários, lucro é fruto de trabalho bem feito, mas, sinceramente, não consigo conceber que qualquer instituição acumule soma nessa dimensão.

A dor no estômago aumenta a medida em que todos encaram com absurda naturalidade que o dinheiro esteja tão mau distribuido.

Enquanto tem gente morrendo de fome, morando na rua, sem remedios, educação, saneamento… pouquissimos concentram tamanha riqueza.

Não discuto se é lícito, se uns trabalharam para isso e outros não, se é merecimento; não é isso. A questão é que construimos uma sociedade onde disparidades como essas são aceitas com impensável naturalidade.

Cinco bilhões, novecentos milhões de reais ! Tem idéia do que é isso ?

Criamos um sistema que depende de bancos e isso justifica e avaliza um enriquecimento paradoxal a medida em que, no mundo, milhões ainda passam fome.

Não são só os bancos.

 O Vaticano que prega o amor, paz e ajuda aos necessitados, possue uma estrutura bilhonária com terrenos, emissoras de comunicação, escolas, faculdades(pagas), e tentáculos nos governos de grandes países, acumulando muito mais dinheiro do que o Itaú.

No Brasil igrejas compram canais de televisão e investem milhões com dinheiro de fiéis, pastores arrendam horários inteiros em rede nacional para “pregar o amor’.

É por isso que aceitamos coisas como essas.

É por isso que 80% da população é feliz com o presidente que tem, simplesmente porque “hoje o Brasil melhorou” .

Melhorou por que ?

Porque é possivel comprar um carro em 60 vezes pagando, no fim das contas, o valor de tres carros ?

Porque as pessoas abrem crediário até para comprar uma meia, fazendo com que lojas de varejo, roupa, supermercado virem bancos com juros altíssimos ?

Porque as pessoas se endividam pagando “pequenas parecelas” que depois consumirá todo o pequeno orçamento que não aumenta nunca enquanto os deputados ganham o que ganham ?

Porque escandalos de corrupção são chamados de “perseguição da mídia” e os corruptos renunciam e depois se reelegem ?

Porque o PAC, anunciado com grande estardalhaço só foi implementado em 9% do previsto e o presidente se diz satisfeito ? (chegando ao cumulo de anunciar o PAC 2)

Porque famílias são sustentadas com uma bolsa família enquanto penam para arrumar trabalho ou colocar os filhos na escola?

Porque a renda continua sendo mal distribuida sem o menor sinal de mudança ?

A crise de valores que aceita condições como essa não é exclusiva do Brasil a medida em que o mundo enfrenta uma crise, fruto de sua própria ganância e irresponsabilidade.

Comecei falando do lucro do Itaú mas, acho que isso simboliza um pouco do que fizemos do planeta que aceita a fome e a miséria como algo natural, diante de instituições que, cada vez mais ricas, pingam gotinhas de caridade enquanto destróem no povo o sentimento de que o sol deveria brilhar para todos.

Continuamos vivendo no planeta das ilusões.

Desculpe o tom, mas não encontro outro para isso.

2 comentários sobre “Só um desabafo.

  1. Elizabeth

    Sua visão é abrangente no mundo em que vivemos. Suas idéias se evoluem com seus pensamentos. Seu desabafo um chamado para a cura. Sua insatisfação em ver o pouco caso das autoridades, também são as minhas, com relação a este país tão lindo e mal cuidado. Confesso que n consegui ler tudo que postou, Hoje foi um dia de futebol, tivemos motivo para parar no tempo, estou atrasada, prá
    variar. Gostoso ler o que escreve e saber que alguém se importa com cada um…, outros…, todos…, nós…, eles…, causa um impacto, basta ler você. Me importei… bjus

  2. Marcos Davi

    Flávio!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Só agora eu descobri o seu blog e digo que está de parabéns. Belas reflexões você possuem.
    Espero que mais pessoas possam ter esse conhecimento que você está nos repassando.
    Abração e até mais…………..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s