A comunicação do bem.

Padrão

Na última sexta feira me encontrei aqui em Porto Alegre com o Irineu Toledo.

Para quem não sabe, Irineu é o apresentador do Transnotícias, pela rede Transamérica e estava passando por aqui para mais uma de suas palestras Brasil a fora.

Foi bom compartilhar histórias no rádio onde só mudam os personagens e ambientes, afinal de contas, depois de um tempo “no ar”,inevitavelmente você se deparará com situações onde o ego estará presente.

Mas esse não foi o eixo do nosso papo.

O Irineu é um comunicador que entendeu que “comunicar”, implica em entregar a quem ouve ( vê ou lê) o que você tem de melhor.

Se é possível verbalizar sabedoria e encontrar palavras (ou imagens) para descrever o que faz bem, então, que todos sejamos verdadeiros comunicadores.

Não importa se é trazendo notícias, musica, entrevista, entretenimento, trânsito…em tudo existe um “gancho” para se aproximar do ouvinte ( espectador) e nisso estabelecer vinculos.

Com a internet, todos podem ter suas próprias mídias de modo que, ser formador de opinião, depende agora mais do que você, de fato, tem a dizer.

Seja no rádio, tv, jornal, internet, elevador, padaria ou em qualquer outro lugar, se vai abrir a boca, que seja para edificar e não destruir.

Assim como você, nem sempre sou “edificante” mas, se podemos tentar, porque não ?

O Irineu comentava comigo sobre uma ONG americana que promove, entre jornalistas e comunicadores, a oportunidade de ser do bem em suas funções.

Talvez alguns encarem isso como oportunidades de mercado, outros como possibilidade de valorizar determinado produto; não importa. É questão de bom senso entender que se é para falar, que seja pro bem.

Saí do nosso café no Sheraton feliz por saber que tem mais gente na comunicação preocupada com isso.

Que, entre milhares, movidos a vaidade, dinheiro,comodismo, medo de perder o emprego, insegurança, paixão ou por não saberem fazer outra coisa, tem gente que entendeu, como ele disse: “sem medo de ser piegas”,que a temida exposição negativa é pensar que, quem está do outro lado é burro, sem perceber que, pelo contrário,as pessoas sabem muito bem diferenciar o que é bom, alimenta a alma e faz bem.

O blog tem mostrado isso.

2 comentários sobre “A comunicação do bem.

  1. Irineu Toledo

    Flavio,
    O encontro com você foi inspirador. Gosto da energia das idéias em movimento que é o que você passa. De minha parte foi muito saber você está disposto a fazer aquilo em que acredita e movendo as barreiras para isso de maneira ética e verdadeira. Temos que estar em sintonia com esta essência para estabelecer uma comunicação de valor, que seja percebida pelos mais diferentes públicos de todos os extratos sociais.
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Estou afinado com seu ideais.

    Um abraço,

    Irineu Toledo

  2. markus

    me desculpem mais não aguento mais já vasculhei a Internet atrás da musica de abertura do trasnoticias e não obtive susseso me emociona muito me transmite muita paz me ajudem por favor.
    Meu radio e programado para despertar as 6:00h todos os dias e sempre acordo com aquela musica .E já mandei vários email e nunca obtive respostas .Sou ouvinte nato de Irineu Toledo e cia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s